Dica: BlaBlaCar é a solução pra quem quer viajar gastando pouco

  • Home
  • Viagens
  • Dica: BlaBlaCar é a solução pra quem quer viajar gastando pouco

Viajar é uma das coisas mais necessárias na vida da gente. E todo mundo AMA fazer isso, né mesmo? Problema é que a gente geralmente tem pouco tempo (30 dias no ano) ou pouca grana, quando não são os dois juntos. Eu mesmo faço direto o rolê Rio-São Paulo de ônibus quando não rola de pegar passagem barata de avião. São 6 horinhas, a gente aguenta e vai dormindo felizão na madrugada.

Por conta dessas viagens domésticas mais recorrentes, acabo fuçando em todo tipo de facilidade tecnológica que ajude na hora de viajar. Canso de dizer que uso muito o Airbnb (em breve faço um post apresentando pra vocês), apps pra achar passagens de avião, apps de recomendação de roteiro etc e tal. No meio disso, conheci recentemente o BlaBlaCar. O aplicativo é sucesso na Europa e chegou agorinha no Brasil com uma proposta bem bacana.

A proposta do aplicativo/site é simples: unir você que quer viajar a motoristas que estejam planejando viagens de carro pro destino que você quer conhecer. Ele funciona assim: você se cadastra, preenche seus dados e veicula o aplicativo ao Facebook. Depois preenche algumas etapas de verificação de e-mail e outras coisas pra garantir que você é uma pessoal real. Do outro lado, os motoristas também fazem isso, além de apresentarem alguns documentos sobre o carro e o estado dele. Tudo isso pra checar a identidade e deixar a coisa toda mais segura.

Depois disso, você que já é um usuário BlaBlaCar pode pesquisar viagens. Você diz em qual cidade está e pra onde você quer ir. As viagens no trajeto vão aparecer pra você por condutor, dia de viagem e horário, além de onde ele sai. Você tem um chat pra perguntar coisas pro condutor, combinar flexibilidade de horários, combinar onde você quer ser deixado (e se ele pode deixá-lo em tal lugar) e tudo mais.

O aplicativo não pede seu cartão de crédito, a negociação é toda com o condutor (em dinheiro). Em breve, é possível que você pague uma taxa de reserva para garantir seu assento e para que o motorista conte com você na viagem. O objetivo do aplicativo é dividir os custos da viagem, ou seja, eles estipulam um valor limite para que o condutor não lucre com você. Tanto é que nas viagens publicadas por lá, você vê os valores que eles cobram para o destino que você quer ir. Os valores ficam em três cores diferentes: verde, laranja e vermelho. Verde significa que o condutor escolheu o valor de cobrança recomendado pelo aplicativo, ou seja, o mais baixo pra você que quer viajar. Laranja significa que o condutor escolheu um valor mais alto, mas ainda assim justo. Vermelho significa que ele aumentou demais o valor da passagem, considerando que o sistema indica um valor justo pra ele te cobrar.

BlaBlaCar tem ainda algumas features legais. O condutor diz se aceita animais, porte de mala, gente que fuma, e você ainda descobre se ele gosta de conversar ou não, utilizando a métrica BLA (fala pouco), BLA BLA (fala médio) e BLA BLA BLA (fala pelos cotovelos e até dança macarena de tão legal e falante que é). Você pode encontrar recomendações de outros passageiros que já andaram com ele, saber o modelo do carro e tudo mais, justamente pra ser algo seguro. O que eu achei legal é que existe a opção ONLY LADIES, onde as mulheres podem escolher viajar apenas com mulheres. Nos dias de hoje, a gente sabe o valor e a importância que essa opção tras pra segurança feminina, não é mesmo?

BlaBlaCar-redesign-concept-stetsenko

Eu ainda não tive a oportunidade de viajar de BlaBlaCar, mas tô louco pra testar assim que tiver que ir pro Rio ou pra alguma outra cidade. Achei que o sistema pode ser promissor no Brasil (assim como o Airbnb já é) e pode facilitar bastante viagens de curta distância também, já que a gente paga super barato para trechos rápidos entre cidades do mesmo estado. Os valores parecem compensar também.

Espero poder testá-lo em breve e trazer um review de experiência completa pra vocês. Por enquanto, o que posso dizer é sobre minha experiência com a plataforma e com os comentários que ouvi de quem já usou. Vocês podem saber mais no site de BlaBlaCar.

Você já usou? Conta pra gente nos comentários a sua experiência com eles!

Tags:

Daniel Bovolento

Publicitário carioca que reside em São Paulo. Meio bossa nova e rock n'roll. Editor e consultor para projetos de conteúdo, além de jornalista de comportamento e um monte de outras coisas. Gosta de viver novas experiências como se fossem únicas, ainda mais se estiver bem vestido pra isso.

Leave a Comment